Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Igreja Moderna.

  1.    

Barna Group é uma empresa visionaria de pesquisa e recursos, sem fins lucrativos, localizada em Ventura, Califórnia.             A empresa é amplamente considerada como a principal em pesquisa que centrou seu foco na fé e cultura. O Grupo Barna oferece uma gama de pesquisas por encomenda, recursos e treinamento para servir a igrejas, entidades sem fins lucrativos, empresas e lideres.
    
O grupo publicou um resumo das principais pesquisas feitas em 2010 nos Estados Unidos, que traz como resultado um retrato de como o ambiente religioso tem se transformado nos últimos tempos.
O povo mudou seus hábitos religiosos por força de uma serie de circunstancias, criadas ao longo do tempo. Conhecimento e praticas básicas para a fé cristã são desconhecidas pela grande maioria dos americanos, mesmo os que se dizem cristãos. Como exemplo podemos citar a Páscoa, que pode ser associada facilmente com chocolate ou com um feriado religioso, mas dificilmente associada ‘a ressurreição de Jesus. Outro exemplo é o Espírito Santo, que e’ visto simplesmente, como um símbolo religioso e quase nunca como um ser vivo.
O Evangelho da “auto ajuda” invadiu as igrejas de tal forma, que a grande maioria das pessoas, esta mais interessada em informações que resolvam a sua conta bancaria ou o sucesso da sua vida pessoal do que em ensinos e princípios espirituais que promova salvação ou vida eterna.
Muita coisa que era pecado há algum tempo, agora pode ser tolerada ou vista com bons olhos. Os ditos cristãos se isolam cada vez mais dos não cristãos fazendo assim uma ruptura social imensa. O Cristianismo, em verdade, já não influencia mais a sociedade, quando muito produz uma arengazinha aqui outra ali, a respeito de algum assunto mais polemico, mas nada que não possa ser esquecido até a semana seguinte.

Vivendo aqui e fazendo parte de uma igreja americana, a gente pode ver isso acontecendo na vida das pessoas dia a dia, cada vez mais. As causas são varias, "viver politicamente correto", "respeitar o espaço do outro", "não se meter naquilo que não e' da sua conta", sem falar nas ideologias políticas avessas ao cristianismo que de vez em quando aprovam uma "lei" aqui e outra ali cerceando um pouco mais os movimentos e praticas cristas, e a Igreja tem aceitado passivamente, desde que não mexam com o seu direito de existir.
Como tenho dito sempre, a Igreja mergulhou em um "tempo de treva" do qual dificilmente sairá. Pessoalmente creio que não sairá, creio que isso já e' um encaminhamento acelerado para a temporada do anticristo.
O comportamento predominante por aqui e' exatamente esse descrito na pesquisa, conforto, viver bem, meu direito primeiro, se sobrar alguma coisa e se não for fazer falta a gente divide, se puder ser descontado do imposto de renda , melhor ainda, e tambem,se não for comprometer a nossa imagem com o governo, vizinhos, etc...
Um dia desses tive "problemas" com um amigo de longa data, ele estava com problemas na família e quando avancei no intuito de juntar as mãos e me envolver na solução do mesmo, esbarrei na possibilidade de parar no tribunal e ser preso por ter invadido a "privacidade" dele, fui convidado textualmente a fechar a boca e me isolar, ignorando tudo o que estava acontecendo.
Isso mostra que o Bom Samaritano da parábola contada por Jesus, estaria em sérios problemas por ter-se envolvido em um problema que não era dele, possivelmente, iria para trás das grades ou pagaria uma indenização milionária para aquele a quem ele teria ajudado, visto que interferiu na sua "privacidade" sem ser convidado, sem ter autoridade reconhecida para tal.
No Evangelho vivido hoje nos Estados Unidos, o ensino daquela parábola toma outra direção e aponta como correta a atitude dos dois primeiros que não se envolveram com o necessitado, essa é a coisa certa a se fazer por aqui, chamar o 911, que é o telefone da policia, e fazer o relato, o resto fica por conta deles e a minha responsabilidade com isso termina ai. Eu estaria agindo de acordo com a lei, “aliviando minha consciência” e respeitando o direito de privacidade daquele individuo, até porque, eu, se não tiver formação acadêmica ou técnica, se não for certificado, licenciado e não tiver um seguro me respaldando, não estarei apto a sequer dar um conselho a alguém. Estarei cometendo um crime, e serei um forte candidato a “inquilino” da penitenciaria, se o fizer.
Nunca se vendeu tanto livro, nunca tivemos tantos canais e programas de televisão e radio, nunca tivemos tantos jornais e revistas, cantores e músicos dos mais diversos estilos, nunca tivemos tantos doutores, mestres, ensinadores, apóstolos, teólogos, tudo encharcado de religião e de palavras as mais cativantes, a respeito de um evangelho brando, conivente, diabolica e politicamente correto, produzindo um povo ignorante de Deus ao extremo, um povo amante de si mesmo, cruel nos seus mais simples sentimentos, um povo que lembra aquele a quem o profeta Isaias se refere na Bíblia, no livro que leva seu nome, no capitulo 29 versículo 13 e a que, Jesus se referiu, durante o seu ministerio, comparando tambem o povo da sua epoca, 'aqueles, e que diz: “Por isso diz o Senhor: Pois que este povo se aproxima de mim, e com sua boca e lábios me honra, mas tem afastado de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor...”.

Essa e' a cristianizada America do Norte e nós outros da America do Sul, caminhamos a passos largos para isso.

Tempos de trevas...
Orlando Janeiro/08/2011