Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Maravilhas da Musica Brasileira (Serie) -João Carlos Martins





Emociona… Quando a gente vê alguém se superando ou vencendo obstáculos tidos como intransponíveis. Emociona ver que a busca pela perfeição faz com que o ser humano provoque verdadeiros milagres no físico e no espírito.
Não precisamos escrever muito sobre João Carlos Martins, nomeado, com méritos, um dos maiores pianistas do mundo contemporâneo, basta vê-lo tocar as teclas do piano...
Virtuose do piano, iniciou seus estudos aos oito anos de idade e aos vinte, já figurava entre os maiores do mundo, pondo a platéia do Carnegie Hall a aplaudi-lo em pé. Um acidente enquanto jogava futebol tirou movimentos da sua mão, ele venceu essa barreira, anos mais tarde, na Bulgária, foi vitima de um assalto e perdeu os movimentos da outra mão e aí, essa outra barreira tinha que ser vencida, e foi, mas e’ preciso ver o que o maior interprete de Bach, no piano, pode fazer mesmo com dois ou três dedos apenas.
Mesmo com todas as dificuldades o som que se ouve e’ algo quase que... celestial.
Você faz parte das Maravilhas da nossa musica meu caro João e será sempre assim.
Bênçãos pra você.

Maravilhas da Musica Brasileira (Serie) - Waldir Azevedo



Criador de dezenas de outras musicas lindas, Waldir Azevedo, em 1947, escreve para sempre na historia da Musica Brasileira uma pagina, que jamais se apagara', com o titulo de "Brasileirinho", gravado por Carmen Miranda e por dezenas mais de interpretes de diferentes instrumentos e vozes como e' o caso do Celista, Yo-Yo Ma e esse grupo de estrelas de primeira grandeza, Paquito D'Rivera no Clarinet, Sergio e Odair Assad nos violoes, Nilson Matta no baixo, Kathryn Stott no piano e Dosa Passos com o caxixi. Waldir esta na memoria de poucos brasileiros, mas sua musica e seu estilo, maravilhosos, vivem na mente e no coracao daqueles que amam as boas coisas da arte. Ele e' o responsavel pelo uso do cavaquinho como instrumento de solo, ate entao era so era usado como complemento de acompanhamento. Grande Waldir! O mundo o reverencia ate' hoje e creio que sera assim sempre posto que dificilmente alguem criara' coisa tao bonitas quanto as que ele criou.

Maravilhas Da Musica Brasileira (Serie) Jacob do Bandolim


Dentre as muitas coisas lindas da musica brasileira, esta' uma peca chamada "Odeon", obra do Mestre Jacob do Bandolim, que podemos ouvir aqui. Nascido Jacob Pick Bittencourt, compositor e instrumentista brasileiro da mais alta categoria, que tem em sua historia obras maravilhosas como a, extremamente "jazzistica", "Assanhado" onde ele despeja todo um conteudo de criatividade e nuances, inacreditavel. Gigante no instrumento que abracou a vida toda, o bandolim, e com o qual procurou enriquecer e manter mais e mais acesa a chama de um estilo todo brasileiro, o "choro". A meu ver, uma das mais lindas homenagem a ele, foi prestada por seu filho, o jornalista Sergio Bittencourt, quando compos a cancao "Naquela Mesa", que faz parte das inesqueciveis musicas brasileiras de todos os tempos. Alegra saber que nao morreu com Jacob toda a beleza do que ele fazia, o Instituto Jacob do bandolim, disponibiliza um imenso acervo de cerca de 6000 partituras e um sem numero de Cds e informacoes, tais como registros de ensaios, caderno de anotacoes e composicoes, para pesquizadores e tambem, o fato de termos musicos fantasticos como Danilo Brito, Hamilton de Holanda e Bruno Rian filho do amigo e sucessor direto de Jacob, Deo Rian, que virou referencia maior sobre o assunto, pelo conhecimento sobre a historia do musico e pela convivencia.
Mais uma das maravilhas da nossa musica.

Maravilhas da Musica Brasileira (Serie) - Zequinha de Abreu



A musica e' bastante conhecida e todo brasileiro gosta, mas, poucos sabem quem e' o autor.
Um dentre muitos injusticados do campo das artes no Brasil, Zequinha de Abreu e' o compositor desta
maravilhosa obra de arte chamada "Tico-Tico no fuba'", e esta performance do casal poderia e deveria
ser uma maravilhosa homenagem ao criador da musica, dadas, a graca e a competencia com que a executaram. Essa musica foi eternizada pela voz de Carmen Miranda e tinha como titulo original, "Tico-Tico no farelo", mudado, depois pelo autor porque ja havia um outro trabalho de Canhoto com o mesmo nome.
Maravilhas da nossa musica brasileira.